Essa casa somos nós, são vocês, são os outros e o planeta... Essa casa não é um bem e jamais será "imóvel", porque ela é apenas o nosso sonho sempre sonhado pro momento presente. Essa casa é o mundo. É relação, sentidos, trabalho, tempo, criatividade, templo, natureza, viagem, dinheiro, troca, empatia, vida, morte e amor.

Uma breve história do mundo...

jacquemanulu-site02.png

Em 2013 éramos três mulheres, amigas, independentes, com a vida profissional bem estabelecida. Jacque, enfermeira apaixonada por música. Manu, bancária, aventureira das palavras e da fala. E Lu, pediatra louca por casa cheia e mesa farta.

Tínhamos em comum o vinho, a música, a gastronomia e o amor por tudo isso que, no fim, só revelava a nossa aptidão em compartilhar a vida. Daí não demorou muito pra gente perceber que viver como um caramujo, cada uma carregando a sua casa nas costas, definitivamente não era nossa praia. Decidimos morar juntas! Saímos cada uma dos cubículos onde morávamos sozinhas e fomos compartilhar a vida em um desses apartamentos antigos, imenso, raro e lindo, em um bairro da zona norte do Recife.

Não demorou pro apartamento se encher de vida e de amigos que passavam pra bater papo, comer, beber, dormir, nem pra gente entender que a vida é mais leve, mais fácil e abundante quando a gente divide as contas, as broncas, os afetos, e principalmente as ideias. Viramos uma pequena comunidade e numa tarde dessas na varanda, enquanto falávamos do que mais queríamos fazer na vida… Jacque queria abrir um hóstel no coração do Recife antigo, Manu queria rodar pelos bairros com uma biblioteca ambulante sobre as rodas de uma bicicleta e Lu queria abrir um café colaborativo, desses “pague quanto achar que deve”. E veio de Lu a ideia genial de abrirmos a nossa “casa” pra tudo isso!

Na época, Maria, a mãe de Lu, cozinheira da família e de mão cheia, tava saindo da faculdade de gastronomia aos 60 anos e claro que tínhamos certeza que ela iria topar chefiar a cozinha de uma apartamento! A ideia era bem simples: abriríamos a casa uma vez na semana para receber os amigos, e talvez os amigos dos amigos, para jantar., cantar, recitar poesias, contar histórias e tudo mais que pudesse surgir ao redor de uma mesa. Fizemos os cálculos…puxamos os móveis daqui pra li, e pronto: dava pra receber 20 comensais! Ops… mas não foi bem isso o que aconteceu. Maria disse que estávamos completamente loucas. Que ela não tinha o menor know-how pra servir 20 pratos de uma só vez. Que um diploma não significava tanta ousadia. E as louças? E as taças? Os talheres? Quase desistimos… mas lá no fundo sabíamos que não iriamos largar essa ideia assim tão fácil… Dois dias depois, Maria ligou dizendo que compartilhou nossa ideia maluca com um colega de bancada da faculdade e eis que ela “coloca no mundo” Vinícius Arruda!

Assim nasceu O Mundo Lá de Casa!

Depois de quase 7 anos… Hoje moramos em uma casa linda, no resistente bairro do hipódromo. De 3 moradoras, agora somos uma pequena comunidade urbana feita por 14 seres sonhadores, espalhados pela charmosa, e tombada, rua Martins Ribeiro, mais 3 cachorros, 5 gatos... Sem contar os amigos que surgiram ao longo desses anos: Gente que veio jantar e virou de casa e os  grandes e inspiradores chefes e cozinheiros que já passaram por aqui!

Quase sem querer, a nossa casa terminou se tornando uma janela aberta espelhando a nossa alma, nossos sonhos e inspirações pro mundo lá de fora. Aqui, ao redor da mesa, repensamos modos de vida, sonhamos novos mundos, cultivamos relações lúcidas, propomos uma sociedade colaborativa, aberta, acolhedora e que isso comece na nossa própria casa.
 
O Mundo Lá de Casa recebe hoje pessoas para jantar, uma vez por semana, numa proposta de Experimento Gastronômico, regado a música, poesia, provocação, amor e encontros reais.

Aqui, também abrigamos a nossa lojinha com produção artesanal de chutney, picles, geleias, licores, cachaças, pães e focaccias sem aditivos e cultivamos atividades de florescimento humano, como os cursos e jornadas, presenciais e online, de meditação do Medita Mundo Mindfulness.

 

o_mundo_estreia-1_edited.jpg

Apartamento pronto para primeira noite de jantar no Mundo, março de 2013

o_mundo_estreia-33_edited.jpg

Alguns amigos que participaram da noite de estreia dO Mundo Lá de Casa

o_mundo_estreia-94_edited.jpg

Os chefs da primeira noite, Vinicius Arruda, Maria Rodrigues e Rafael Dantas com as anfitriãs do Mundo 

12-13 - PAREDE-1_edited.jpg

Sala do Mundo logo após mudança do apartamento para a casa no Hipódromo 

160319-mundo-pesq-w-2_edited.jpg

Katti Alves, a Banda do Mundo e a casa cheia na volta dos jantares em 2016

4a-16.jpg

Além de Mayara - em noite de estreia no Mundo, Lu, Maria, Jacque, Manu e Vini

WhatsApp Image 2021-08-17 at 19.12.14 (1).jpeg

Primeira noite de Julien Duvernoy comandando os jantares do Mundo. Agosto,2021

WhatsApp Image 2021-08-17 at 19_edited.jpg

Abertura da nova temporada de jantares... Vida longa ao Mundo Lá de Casa